terça-feira, 31 de agosto de 2010

o começo do fim da era do papel…

O Jornal do Brasil um dos grandes pioneiros do jornalismo brasileiro, criado em 1891 (119 anos) teve sua última tiragem impressa no dia de hoje.

Agora o JB será disponível somente on line (http://jbonline.terra.com.br).

Quando ouvi essa notícia pensei que era o começo do fim da era do papel, que agora iria começar a era digital, mas me enganei!!!

O JB está deixando de ser impresso devido a uma crise financeira, e por isso vai passar a ser on line somente.

No entanto, se formos analisar é um grande avanço para o jornalismo, pois daqui há alguns anos o papel provavelmente será pouco usado e todos os jornais e revistas serão on line apenas, como podemos ver pelos lançamentos de e-books, aplicativos para celular de leis, livros de receitas, etc.

Até a justiça está tentando (vagarosamente) tirar o processo de papel, no Juizado Especial Federal (Justiça Federal) as petições, documentos são todos digitalizados e o advogado acompanha seu andamento pelo site, sendo eliminado o espaço nos cartórios para processo e o tempo dos servidores em atender os advogados.

O processo de digitalização é lento, mas é necessário, e acredito que mesmo o JB tendo deixado de ser impresso por problemas financeiros, na minha opinião é um avanço para o jornalismo brasileiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário