segunda-feira, 12 de novembro de 2012

a angústia de ter um filho prematuro

Sempre imaginamos nossos filhos grandes, saudáveis, perfeitos! 

A Gabriela nasceu perfeita, saudável, mas prematura, pesando 1,785g e medindo 40cm, como foi difícil, primeiro porque queria muito tê-la comigo no quarto recebendo a visita da família e dos amigos, segundo porque tinha medo que alguma coisa acontecesse com ela pelo fato de ser tão pequenina.

Gabi não precisou ficar na CTI Neonatal, foi direto para o berçário porque estava bem só precisava ganhar peso. Ela nasceu numa terça e eu fiquei internada até na sexta.

Como foi difícil receber alta e deixá-la lá, foi o pior final de semana da minha vida, chorei compulsivamente e mesmo indo ao hospital no sábado e no domingo ficar com ela, na vinda para casa chorava porque a queria comigo.

A noite sofria de medo do telefone tocar e me darem uma notícia ruim, ainda bem que tenho uma amiga enfermeira na CTI do HC que ia ver minha pequena e me ligava me dando notícias.

Na segunda feira dia 03/09/12 cheguei ao hospital e fiquei sabendo que minha pequena tinha perdido peso, que estava tendo resíduos (sobra de leite no estômago) e por isso iriam diminuir o leite, então ela demoraria mais para ganhar peso e mais para ir para casa. Estava amarelinha então tinha que tomar banho de luz na incubadora e assim eu não poderia pegá-la. Além de estar com soro tb.

Gabriela esse dia estava pesando 1,580kg quase morri, liguei pro meu marido chorando muito e a pediatra veio falar comigo, que era normal para eu me animar porque ela tinha ganhado 25g de domingo para segunda e que meu estresse passaria para ela.

Nesse momento eu disse que era a virada, que a partir daquele dia a Gabi ia ganhar peso e íamos sair do hospital o mais rápido possível. Também deixei claro que só iria no aniversário da minha sobrinha Heloisa (dia 7/09) se a bebê estivesse bem.

Gabi foi ganhando peso dia a dia, num dia ganhou 90g, ai chorei de alegria. Ficava o dia inteiro no hospital, conversava com ela, cantava, lia o Agapinho e historinhas conhecidas, queria que ela sentisse todo o meu amor,  minha espera, minha vontade de levá-la para casa.

No dia do aniversário da minha sobrinha tive a notícia que Gabi ia para o quarto e ai ficaria com ela até ela receber alta, fiquei muito feliz e fui ao aniversário da minha sobrinha e fiquei 1h30min porque tinha que voltar para o hospital para amamentar.

No sábado fomos para o quarto, quanta alegria. Ficamos no hospital até na sexta, dia 14/09 Gabriela teve alta, com 1,825kg. Quanta alegria chegar em casa com minha pequena, chorei ao vê-la pequenina no bebê conforto, era um misto de sentimentos, queria ela comigo e tinha medo por ser tão pequena.

Só podia dar banho dia sim dia não para ela não perder energia, não podia passar frio, mas também não podia passar calor, nossa quanta coisa!

Na segunda tinha pediatra para ver como ela tinha passado o final de semana, e ela passou super bem, ganhou peso e a médica disse que era para continuar o que eu estava fazendo.

Sabem o que eu estava fazendo??? Amamentando a hora que ela queria sendo no máximo de 3 em 3 horas, dando muito amor, conversando com ela, cantando e curtindo a filha mais linda que Deus me deu.

Gabriela ganha em média 37g por dia, só mama no peito, não toma qualquer complemento, e está maravilhosa, com quase 4kg e é minha paixão!!!!

É a cara do pai e acho que isso me faz amá-la ainda mais........ 



Gabi quando nasceu!




Gabi dia 07/11

Só sei que sonhei tanto com ela que faço tudo para vê-la crescer, feliz, sorridente, dando gritinhos. Por um filho tudo é válido.


gravidez de alto risco

Olá pessoal, quanto tempo né???? Vida de mãe não é fácil não, mas é uma delícia....

Quero contar para vcs como foi minha gravidez!

Já disse em outro post como eu descobri que estava grávida e desde o positivo minha vida mudou muito.

Passei a tomar injeção todos os dias de anticoagulante na barriga, ácido fólico, AAS infantil, não podia fazer esforço, pegar peso, nada de exercício físico, dentre outras coisas.

Cada consulta eu fazia um ultrassom e isso era maravilhoso porque via minha bebê sempre.

Os meses foram passando e a insegurança aumentando porque como sabem perdi minha filha Raissa com 30 semanas porque minha pressão subiu muito e tive pré-eclampsia grave e ocasionou a HELLP.

Dessa vez quando cheguei nas 30 semanas nem queria ir ao médico, já estava sendo acompanhada semanalmente, e a bebê estava bem. E na bendita 30 semanas minha pressão começou a subir, fiquei auferindo a pressão todos os dias, dia sim dia não e até fui internada por 24 horas, e novamente tive pré-eclampsia grave.

Imaginem como fiquei????? Acredito muito em Deus, confiei muito no meu médico, mas sou humana e  bateu aquele medo enorme, aquele insegurança que não tinha tamanho, chorei muito, mas muito mesmo, porque não queria passar por tudo novamente.

Até que tive a notícia que provavelmente minha bebê ia nascer de 34 semanas, que talvez não chegasse a 2kg e por isso ficaria no berçário para ganhar peso. Tomei 9 injeções de corticóide para amadurecer o pulmão da bebê e prepará-la para o parto.

Pro médico tudo estava dentro do esperado, e eu estava sem chão!

Não queria ver minha filha de novo longe de mim, internada, e não queria imaginar na remota hipótese em perdê-la.

Rezava todos os dias para que Deus fizesse o melhor, mas pedia para segurar até 36 semanas. Só que como fazia muitos exames percebi que o melhor era o parto prematuro, porque em uma semana dobrou a perda de proteína em 24hs, e não podia correr esse risco, sim, nesse momento o risco era meu, então não dava para arriscar.

Chorei muito, só meu marido e minha família sabem como foi difíceis esses dias, mas graças a Deus eles passaram!

Marcamos a cesárea dia 28/08 às 7hs, porque sempre gostei de datas combinadas, meu aniversário é 02/02, a data do meu casamento é 09/05/09 e o nascimento da Gabi foi em 28/08/2012.

Gabi nasceu saudável às 08h44, não precisou de respirador, chorou lindamente, e pesou 1,785kg e mediu 40cm. Chorei de alegria, mas queria muito que ela estivesse mais gordinha, mas quem disse que é minha vontade que prevalece.

Hoje ela está com 2 meses e 15 dias e provavelmente está com quase 4kg e é a coisa mais linda do mundoooooooooo.